Nesta mesma data, em 1825 a Bolívia proclamou sua independência, findando o poderio Espanhol na América Hispânica. Com três faixas horizontais de coloração vermelha, amarela e verde e com o brasão de armas ao centro, a bandeira da Bolívia simboliza o sangue derramado dos heróis em defesa do território, as riquezas, os recursos minerais, a natureza e esperança de seu povo.
A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) possui intercâmbio de alunos com a Bolívia, possibilitando que eles venham para o Brasil cursar a Universidade do mar. Por consideração e respeito aos estudantes bolivianos que aqui estão e passaram, todo o corpo de alunos e funcionários militares, incluindo o Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, Contra Almirante Gilberto Cezar Lourenço e o Ilmo. Sr. Comandante do Corpo de Alunos Capitão de Fragata Gilmar se reuniram no Pátio da Bandeira para assistir ao cerimonial.
Durante a formalidade, os alunos bolivianos Alejandro, Gabriela, Clotilde, Velarde, Roca e Pedro Marcelo formaram à frente dos grupamentos e o texto a respeito da história, geografia e cultura daquele país foi lido pelo Aluno Martin Abel do 2º ano de Náutica. Após a leitura, o aluno boliviano mais antigo, Carlos Estrada hasteou a Bandeira da Bolívia, que permaneceu até sexta feira, dia 07 de agosto. Em simultâneo ao içamento, a banda do CIAGA tocou o hino da Bolívia, que foi fortemente bradado por seus nativos, junto às expressivas faces que demonstravam orgulho e emoção.
Para encerrar a cerimônia, o C Alte Lourenço discursou à respeito da amizade, respeito e admiração que possui pela pátria de seus alunos, e reforçou os laços de união entre Brasil e Bolívia, felicitando ambos os países com um “viva”.