[dropcap type=”3″]O[/dropcap]Praticante de Oficial de Máquinas Ramires está a bordo do Skandi Hav, do grupo DOF Brasil, e começou essa edição do Diário do Pratica ressaltando que conhecer pessoas novas e estabelecer bons relacionamentos foi tão importante quanto o conhecimento técnico prévio adquirido na EFOMM. Para ele, é através do contato com os novos companheiros de bordo que se constrói uma boa relação tanto de amizade quanto profissional, pois, estando afastado da família e amigos, essas novas pessoas é que irão preencher o vazio, além de ensinarem todos os “bizus” que podem poupar muito de seu tempo e esforço.

Perguntado sobre como é a interação com os outros tripulantes, ele respondeu:

POM Ramires (Foto: Al. Ramires/Jornal Pelicano)
POM Ramires(Foto Al. Ramires/Jornal Pelicano)

“No meu ponto de vista, para atingir esse equilíbrio é necessário haver uma preocupação constante com o próximo, a chamada empatia, e também partir do pressuposto de que você tem que dar para poder receber.”

 

O trabalho feito em seu navio consiste em executar reparos e troca dos mangotes que conectam os FPSOs aos navios-aliviadores.

Sendo um navio do tipo OTSV, porém, o Skandi Hav não foi concebido para esse fim. Ele teve que ser modificado para se adequar a sua função e hoje é um dos navios mais produtivos na atividade que executa.

Troca de mangotes (Foto Al. Ramires/Jornal Pelicano)
Troca de mangotes (Foto Al. Ramires/Jornal Pelicano)

“Esperava poder relatar os eventos de minha praticagem em um diário pessoal, dia a dia, mas ao final de cada dia pude perceber que as situações por que passei não são mensuráveis.”

“Existem dias em que você pára e se pergunta ‘O que eu aprendi hoje?’ e a resposta parece não ser clara, mas de fato o aprendizado aconteceu. Contudo o campo analisado é que foi muito pequeno. O aprendizado para enfrentar a vida não pode se basear apenas no conhecimento técnico e esse algo que vai além costuma fazer a diferença. Na minha opinião, os grandes objetivos da vida devem estar bem claros e fixados no longo prazo, dessa forma, o que acontece no seu tempo presente pouco afeta a sua motivação, e os desafios de uma praticagem são um exemplo.”

Sou muito grato por todo o esforço e cooperação do 2OM Tarcísio, do SCFM Marcelão e do grande CFM Virgolino pelas minhas excelente boas-vindas na Marinha Mercante.

Vista panorâmica (Foto Al. Ramires/Jornal Pelicano)
Vista panorâmica (Foto Al. Ramires/Jornal Pelicano)

Frases memoráveis da praticagem:

“Melhor do que chegar primeiro, é chegar preparado”

2OM Tarcício

 

“A oportunidade favorece a mente preparada”

SCFM Marcelão

 

“Qual o seu plano de ação?”

CFM Virgolino