Na tarde de quinta-feira, dia 28 de maio, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) sediou uma série de amistosos entre os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e os cadetes da Academia de Bombeiros Militar D. Pedro II (ABMDP II). Os atletas competiram no Futebol, Basquete, Vôlei e Judô. O Corpo de Alunos inteiro foi mobilizado na parte da tarde para comparecer aos eventos, tanto para torcer, quanto para competir.
Diversos oficiais também acompanhavam as partidas para averiguar a evolução do desempenho das equipes, nesse último mês. Entre eles, estavam o Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte Gilberto Cezar Lourenço e o Ilmo. Sr. Comandante do Corpo de Alunos, CF Gilmar. Eles não poderiam estar mais felizes com os resultados. Com belas disputas em todos os esportes, as equipes da EFOMM sagraram-se vitoriosas em todos os jogos.
Futebol
Em um emocionante duelo no Campo de Esportes, com muitas reviravoltas, a seleção de alunos da EFOMM venceu por 4×2 nos pênaltis a equipe dos Cadetes, após o empate com três gols para cada lado.
No início da partida, a EFOMM foi para o ataque e logo aos 6 minutos o aluno Dantas abriu o placar, de cabeça. Com o avanço do primeiro tempo, os Bombeiros começaram a ganhar ritmo, mas a EFOMM marcou, novamente, aos 30 minutos, gol de Iago, em cobrança de pênalti. Três minutos depois, o Corpo de Bombeiros diminuiu a diferença, também de pênalti, de Ávila.
Na segunda etapa, os Cadetes voltaram determinados a vencer e empataram com Ricardo, aos dois minutos e viraram o placar aos dez, com João Rodrigues. No decorrer do segundo tempo – sob o início de uma leve chuva – Mestre Washington, treinador da EFOMM, buscou opções no banco. Com o apoio da torcida, o resultado foi visto em campo.
Caian Lopes, que entrou para substituir Leonardo, em jogada individual, marcou um belo gol aos 27 minutos, levando o jogo para a disputa de pênaltis. Com bela defesa de Antônio no primeiro chute, a EFOMM saiu na vantagem e não perdeu nenhuma das quatro cobranças, empolgando a torcida presente nas arquibancadas, que festejava junto aos jogadores debaixo de uma chuva torrencial.
O Cadete Mantuano, assistente técnico da equipe da ABMDP II, disse: “A EFOMM começou melhor, mas depois a gente equilibrou o jogo. No segundo tempo, entramos melhor e viramos o jogo na falha do zagueiro, mas acabamos cedendo o empate em uma falha do nosso zagueiro”
Para Caian Lopes, autor do gol de empate: “A EFOMM começou melhor e caiu de nível dando espaço para os visitantes… Acabamos perdendo um pouco no emocional ao sofrermos o empate, mas nos recuperamos, crescemos no jogo e empatamos. Se houvessem mais cinco minutos no tempo regulamentar, teríamos conseguido a vitória.”
Segue abaixo a escalação das duas equipes:
EFOMM: Antônio; Gomes Dantas, Lucena, Jefferson Ferreira (Schuenck), Moncks (Cabral); Marcolongo (Breno), Gabriel Braga, Brasil (Igor), Dantas; Iago (Furtado) e Leonardo (Caian Lopes). Reservas: Gabriel Vital, Bezerra, Alexandre, Fonseca.
ABMDP II: Philipe Carvalho; Ávila, Renan Lessa, Vinicius Melo, Rainer; Lemgruber, Silva Passos (Diego), Anauhan, Renan Lobo; Leonardo Ramos (Ricardo) e João Rodrigues.
Voleibol
Os alunos Anselmo, Limenzo, Lisboa, Frossard, Perrotta, Lima, Baptista, Fabio, Casagrande, Carlos Galvão, Lucas Neves e Goulart formaram a equipe de vôlei representante da EFOMM guiados pela animadora voz do técnico e professor Ricardo.
Enquanto a equipe da ABMDP II, a qual estava desfalcada por muitos titulares e, inclusive o seu técnico, na ocasião, constituída pelos cadetes Jonatas, Willian Costa, Renan Reis, Marcelo Rodrigues, Ramon Miranda, Stogmuller, Carrijo e Patrick Machado.
Os três sets foram disputadíssimos, sendo o terceiro e último set o mais apertado de todos. Contudo, com a determinação da equipe da EFOMM, que sempre vibrava a cada ponto conquistado gritando o nome da Escola, a vitória veio mais uma vez.
SET | EFOMM | ABMDPII | |
1 | 25 | 19 | 21 min |
2 | 25 | 16 | 19 min |
3 | 24 | 26 | 18 min |
Um dos jogadores do time adversário –o líbero Stogmuller- comentou: “Embora nosso treinamento fosse pouco, nosso desempenho foi satisfatório se comparado com a nossa ultima atuação contra a EFOMM. Além do mais, estávamos em menor numero de reservas. Consequentemente, revezávamos menos e acabamos saindo com o mesmo resultado.
Do outro lado, o jogador mais atuante do grupo, o oposto Lisboa, disse: “Acabamos bem o semestre de competições e esperamos demonstrar resultados muito melhores no nosso próximo desafio, a competição com o Colégio Naval MERC X NAV.”
O time competiu com garra e respeito, reafirmando que o intenso treinamento nesta primeira metade do ano trouxera ótimos resultados.
Basquete
A quadra coberta estava dando lugar ao jogo de basquete, onde a equipe da EFOMM preparava-se para sua primeira partida contra os bombeiros da ABMDP II este ano.
Os dois times aqueciam com muito vigor, treinando bandejas e lances livres, ainda apreensivos diante do novo adversário de quem ainda não tinham conhecimento do tipo de jogo.
Com a permissão do oficial mais antigo que acompanhava o jogo, o Ten Santos Souza, a bola pôde finalmente ser lançada ao ar.
A equipe da casa começou com a posse, quando o ala/pivô Pedro Henrique venceu a disputa no alto e, depois, anotou seus primeiros dois pontos. Ao lado de Pedro, os titulares eram os alunos do 2ºano Kummer e, do 3º, Galvão, Rodrigo Teixeira e Montorse. A equipe mercante sentia falta do armador Dutra, do 2º ano, que não pôde jogar, mas foi bem substituído por Kummer e depois pelo aluno Paulo Sargento.
Os visitantes vinham com um time pequeno, o que os pode ter prejudicado ao longo da partida, por conta do cansaço. A equipe era composta pelos cadetes Italo, Jacomelli, Ian Werneck, Jefferson, Estevão, Leandro Silva e Gustavo Cardoso.
O 1º quarto acabou no placar de 20 a 4 para a EFOMM, mostrando superioridade tática e técnica desde o começo. No 2º quarto, a vantagem foi ampliada, 35 a 10, mesmo perdendo o ala Yohan, que torceu o tornozelo poucos minutos depois de entrar em quadra. “Vou compensar no próximo jogo”, ele disse. Já o 3º quarto serviu para consolidar a vitória do time da EFOMM (58 a 22).
O técnico Carlos usou o 2º tempo para botar em quadra alguns de seus novos jogadores do 1º ano. Eram eles os alunos Santana, Renato Mota, João Vitor e o cabo-verdiano Marco. Em especial, o novo pivô do time, que dominou o jogo no garrafão, pegando todos os rebotes embaixo da tabela: o gigante do segundo ano Klein, que vem crescendo a cada partida.
No final, a partida terminou com o placar de 76 a 33. Nossos atletas mostraram controle absoluto, na quadra, do começo ao fim, mas também grande caráter e respeito com o adversário, desde a bola ao alto ao apito, no final dos últimos 10 minutos do 4º quarto, afinal , o evento acresceu experiência a ambos os lados e alimentou o desejo de revanche dos cadetes.
Judô
No dojô do CIAGA, houve, realmente, um evento amistoso. Os atletas das duas academias participaram de um “aulão” de integração, onde formaram duplas (um judoca da EFOMM e um judoca Cadete).
O Mestre da equipe da EFOMM treinava os alunos e ensinava novos golpes e movimentos, aproximando os jovens por meio do esporte. Nesse clima de foco e espírito de equipe, o Mestre agradeceu a presença de todos, dizendo que estava ‘feliz, por ver tantos jovens se dedicando à vida saudável e cheia de valores que o esporte proporciona’.
Estavam no tatame os alunos da EFOMM Lucas de Jesus, De Angeli, Juliane Ferreira, Marco, Francis, Sara, Sato e Gabriel Cerqueira e os cadetes Eduardo Mendes, Marco Oliva, Simão Peres e Insaurriaga.
O dia terminou com uma confraternização no Bloco Bravo onde foi servido um lanche aos atletas de ambas as escolas, aos árbitros e aos professores do Departamento de Educação Física do CIAGA. Com esses belos resultados, a EFOMM fecha esse laborioso mês de Maio com um saldo muito positivo. Para finalizar, tomamos a oportunidade de agradecer aos visitantes pelo dia inesquecível e proveitoso para ambas as partes, além de garantir outros eventos com os futuros oficiais do CBMERJ.
Confira abaixo a galeria de fotos dos eventos esportivos:
Fotos: Al. Stephany; Al. Natália; Al. Colares; Al. Renata.
Texto: Alunos Ramires, Nunes Alves e Colares.