O principal objetivo dessa convenção (cujo nome traduz-se para Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar) é especificar as normas mínimas para a construção, equipamentos e operação de navios, além de ser considerada uma das mais importantes por estar relacionada com a segurança dos navios mercantes (das cargas e dos passageiros).
O naufrágio mais famoso da história (Titanic) catalizou o surgimento da primeira Convenção SOLAS por levantar perguntas sobre as normas de segurança de navegação. A partir disso, a Convenção passou por algumas alterações até a sua aprovação.
Após ser adotada, a IMO (Organização Marítima Internacional) dedicou sua atenção às questões relacionadas a proteção e segurança.
A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) ensina o aluno a tomar as decisões adequadas relacionadas à segurança pessoal, diante de situações de emergência, utilizando os equipamentos de forma correta nas ações para a sobrevivência sua e dos demais passageiros e tripulantes, protegendo, também, o meio ambiente, segundo os padrões estabelecidos pela Organização Marítima Internacional.