Os alunos do 1° ano tiveram prioridade por ainda estarem em tempo de escolha de curso. A oportunidade foi concedida de acordo com sorteio realizado pelo site sorteio.com, no dia 8 de outubro, dentre nomes coletados em relação passada nas salas de aula e divulgada no grupo da turma nas redes sociais. Os alunos Yuri Magalhães, Lucas Gaspar, Leonardo Souza, Gabriel Barros, Madeira, Caroline Amâncio, Rangel e Erick Marques foram os felizardos.
A visitação foi realizada neste domingo de acordo com autorização expressa do comandante da embarcação. Os 2ONs Rafael e Verônica, o 2OM Eduardo e o PON Salles guiaram os alunos pelos diversos compartimentos do navio incluindo a praça de máquinas, passadiço, convés principal, administrativos e de acomodação.
Na praça de máquinas, os alunos puderam constatar a engenharia de última geração do ancorador. Ele conta com sistemas de operação 100% automática e centro de controle com painéis de dados e comando replicáveis tanto do passadiço, quanto dos camarotes. O navio possui, ainda, 3 propulsores laterais e 1 propulsor azimutal retrátil além de 2 eixos e 2 lemes.
No passadiço, os alunos puderam verificar os avançados sistemas de navegação do barco, que conta com visão panorâmica e vista facilitada para o convés. Os painéis de controle de estabilidade, propulsão, guina, comunicação, localização, posicionamento dinâmico e operação de guinchos são todos integrados, mas funcionam de forma independente. Ao todo são 4 estações de comando inclusive nas asas.
O Far Sagaris também possui um turco para operação com ROVs (Veículos de Operação Remota). Cada camarote é refrigerado e com controle de temperatura da água próprio. Há uma academia equipada com pesos, bicicletas ergométricas e esteiras, salas de estar com TVs via satélites e internet disponível com conexão sem fio.
Os alunos, também, puderam desfrutar de um rico cardápio de almoço. Tradicionalmente, aos domingos, o chefe sempre prepara um churrasco como prato principal contando, inclusive, com salmão grelhado. Os alunos puderam servir-se o quanto quisessem e escolher dentre um pudim especial ou sorvete como sobremesa.
A visita durou cerca de 4 horas e meia. Às 1500 em ponto todos embarcavam no ferryboat de volta, da ilha onde encontra-se o estaleiro, para a estação da doca, em Niterói.
A praticante de oficial de náutica Lis Reis trabalha com os alunos Monteiro, Garla e Igor para trazer mais oportunidades como essa ao corpo de alunos da EFOMM. Informações sobre novas visitas devem ser divulgadas em breve.
Confira na galeria abaixo mais fotos da visita:
Foto: Al. Gabriel, Al. Alessandro / Jornal Pelicano