A competição desse ano aconteceu no Colegio Naval, em Angra dos Reis, no último domingo, dia 19. Ela envolveu 6 modalidades diferentes de esporte: corrida, natação, canoagem, orientação, “cross-fit” e tiro.
Em dupla, os atletas saíram de uma praia e nadaram 1 km enfrentando a rebentação das ondas e a correnteza. Depois, eles emendaram 2 km de canoagem para, em seguida, iniciar um sinuoso trajeto de 8 km de corrida, sem paradas, na categoria masculina e de 6 km, na feminina. Podendo prosseguir apenas se estivessem em dupla, eles remaram mais 2 km e completaram a etapa molhada do circuito.
Passado, em média, um pouco mais de 1 hora de prova, enganou-se quem pensou que tudo já havia terminado. Na verdade, nesse ponto, somente metade dos esportes tinham sido cumpridos. Após a canoagem, tinha a etapa de “cross-fit”, na qual os atletas revezaram a desvirada de pneus de caminhão, exercícios de flexão pulando barra, carregamento de feridos e carrinho de mão humano.
Não suficiente o teste de resistência enfrentado até ali, os competidores testaram sua capacidade de orientação tendo de buscar 18 pinos espalhados pela área construída do Colégio Naval e adjacências o mais rápido que pudessem. Por último, foi a prova de tiro, que os obrigou a acertar o alvo pelo menos 2 vezes com uma arma de baixa precisão.
O tempo médio dos alunos na competição foi de 2 horas e 40 minutos. O menor tempo da EFOMM foi da dupla de alunos Guerra (1° ano) e Nazareth (3° ano), que completaram a prova em 02°19’13”, ficando com o 7° lugar masculino. O segundo menor tempo é da dupla das alunas Isabela Vieira (1° ano) e Carolina Santana (1° ano), com o tempo de 02°20”10” vencendo a competição, na categoria feminina. As duplas dos alunos Ivituhy (2° ano) e Bolácio (2° ano) ficou na 20a posição masculina com o tempo de 02°37’05” seguida da dupla dos alunos Gonzaga (2° ano) e João marques (2° ano), em 27° lugar, com o tempo de 02°41’30”.
Confira mais fotos da competição na galeria abaixo: