O procedimento administrativo de investigação será realizado pelo CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha), nas atribuições que lhe foram designadas, no Edital do certame. A etapa de Exame de Conhecimentos, que pretende selecionar jovens entre 17 e 23 anos, para as Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), ocorreu nos dia 16 e 17 passados, em algumas cidade do país. Ao todo são 395 vagas, sendo 230 delas para o CIAGA, na cidade do Rio de Janeiro, e 165 para o CIABA (Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar), em Belém do Pará.

Alunos da EFOMM estiveram, voluntariamente, presentes em ambos os dias de aplicação dos Exames, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) e no próprio CIAGA, no Rio de Janeiro. Eles participaram da recepção e orientação dos candidatos até os respectivos blocos e salas onde as provas seriam realizadas.

O gabarito preliminar foi divulgado no dia 18, conforme previsto no Calendário oficial. Os candidatos possuem um prazo de 3 dias desde então para interporem recursos.

Segue abaixo a íntegra da nota publicada no site do Processo Seletivo:

[quote_box_left]A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), informa que instaurou, hoje, um competente procedimento administrativo para apurar denúncias de supostas irregularidades que teriam ocorrido durante o Processo Seletivo às Escolas de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), realizado nos dias 16 e 17 de agosto de 2014. Com o objetivo de assegurar o interesse público, a isonomia entre os candidatos e a integridade do certame, a MB reitera seu compromisso com a ética e a transparência nos processos seletivos realizados pela Instituição. [/quote_box_left]

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.