Para as Marinhas de Guerra, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) considera Comodoro uma patente referente a um Oficial General de uma estrela. Entretanto, em alguns países, o termo não designa um Oficial General, e sim uma patente intermediária entre capitão de mar-e-guerra e contra almirante.
Nos clubes náuticos, a comodoria é o cargo exercido pelo seu diretor ou presidente. O termo correspondente a subdiretor ou vice-presidente é a vice-comodoria. Um exemplo disso é o Grêmio de Vela e Remo (GV) que a EFOMM possui, e seus respectivos cargos exercidos por alunos destaque nas modalidades.
Em se tratando de Marinha Mercante, o termo Comodoro é utilizado como uma honraria aos comandantes mais antigos, que, segundo a NORMAN 21, estabelecida pela DPC, determina no item 7.6 que:
“O distintivo será conferido, pelo Diretor de Portos e Costas, aos Capitães de Longo Curso que preencham os seguintes requisitos:
a) idade mínima, 50 anos;
b) Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM), na EGN, ou curso equivalente da ESG ou de Pós Graduação em área correlata;
c) mais de 10 anos na categoria de Capitão de Longo Curso;
d) não ter sido condenado durante a carreira, em inquérito pelo Tribunal Marítimo ou por sentença penal condenatória transitada em julgado;
e) mínimo de 5 anos de comando no mar, incluindo o tempo de comando como Capitão de Cabotagem, em navios com mais de 10.000 AB, comprovados pela CIR;
f) estar com certificado de competência em vigor; e
g) ser indicado pelo Centro dos Capitães da Marinha Mercante.
As propostas para a concessão do Distintivo de Comodoro serão encaminhadas, anualmente, no mês de julho, pelo Centro dos Capitães da Marinha Mercante, acompanhadas dos respectivos currículos individuais comprobatórios dos requisitos exigidos, para a apreciação do Diretor de Portos e Costas e expedição da respectiva portaria de concessão.”
É muito importante o reconhecimento do Capitão de Longo Curso de tão alta qualificação e experiência, que tanto contribuiu e contribui para as riquezas de nosso país, fazendo-se justo a homenagem como Comodoro da Marinha Mercante.