Na última quarta-feira (25), foi concluída a construção do novo cais de atracação do TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá, ampliando o segundo maior terminal de contêineres da América Latina, com capacidade de 800 mil TEUs/ano para 1,5 milhão de TEUs/ano.
O segundo maior terminal da América Latina e um dos mais produtivos do Brasil concluiu, na semana pasada, um dos maiores pacotes de investimentos privados do setor portuário no Brasil nos últimos três anos, com cerca de R$ 365 milhões em recursos.
A ampliação do cais, de 564m para 879m, permite o TCP receber simultaneamente até três dos maiores navios de contêineres que fazem o comércio internacional na América Latina. Juntamente com o novo píer e seus equipamentos, como portêineres e transtêineres de última geração, o Terminal também inaugura três dolphins para a atracação exclusiva de navios destinados a operação com veículos e conta, agora, com uma área de armazenagem de 320.000 m².
Além disso, TCP também investiu fortemente em uma série de projetos de melhoria contínua, como programas de treinamento e capacitação, tecnologia da informação e sensíveis melhorias na gestão e nos serviços aos clientes.
Segundo o diretor superintendente do Terminal, Juarez Moraes e Silva, houve a eliminação das filas de caminhões e melhoria no atendimento aos clientes, utilizando para tal mais tecnologia na informatização do processo.
Moraes também cita que tem sido fundamental a dragagem de manutenção do canal, bacia e berços realizada pela Autoridade Portuária – APPA, a qual possibilita aos maiores navios que operam na América Latina manobrar com total segurança e otimização de custos na Baia de Paranaguá.