Os alunos do primeiro ano da EFOMM são submetidos ao Curso Especial Básico de Combate a Incêndio (ECIN). Este ano, o curso foi ministrado para as sete turmas entre 14 e 25 de Julho no Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML).

Quatro das turmas realizaram o curso na primeira semana e três, na segunda. Diariamente, os alunos formaram na Alameda Alegrete às 06:20 da manhã para saírem do CIAGA ,em direção ao CAAML, no ônibus da Marinha do Brasil.

Nos primeiros dias, foram ministradas aulas teóricas em sala visando orientar os alunos acerca do que é o fogo, combustível e métodos de combate. Foram ensinados a classificar incêndios, extintores, equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de combate a incêndio além de procedimentos em áreas específicas e generalizadas. 

]

Nas aulas práticas, os combatentes foram instruídos em como proceder em situação de incêndio na Praça de Máquinas, em local aberto e em espaço confinado, através de simuladores com fogo real.

Em espaço confinado, alunos passaram por um labirinto totalmente escuro e com fumaça para estímulo de atividades em grupo de modo organizado e para que aprendam a conhecer sua embarcação de trabalho mesmo às escuras.

Na praça de Máquinas, exerceram comando e liderança, além de aprenderem o quão importante cada membro de uma equipe é para que o fogo seja extinto com sucesso e em pouco tempo.

No chamado Maracanã, simulador a céu aberto, puderam notar como devem se portar em situações em que haja falta de água bem como detalhes que podem garantir a sobrevicência de um combatente.

A experiência foi de grande impacto e aprendizado para os alunos.

A equipe do Jornal Pelicano agradece ao comando do CAAML por permitir a publicação das imagens em nosso site.

Confira nossa galeria!

{gallery}CBINC{/gallery}