O aluno do 2° ano de náutica Cosmelli ganhou um notebook com redação que falava sobre a desconhecida Ciência Logosófica
(Foto: Al. Cosmelli / Jornal Pelicano)
 
O concurso literário foi organizado pela Fundação Logosófica com o intuito de divulgar a Logosofia. De acordo com a própria Instituição, essa desconhecida área de estudo pode ser definida como a “ciência do conhecimento de si mesmo”. 
 
Para participar, era necesário ser um estudante de nível superior e redigir um texto sobre a ciência em questão, além de se inscrever no site da Promoção. A Fundação recomendava, ainda, a leitura do livro “Logosofia, Ciência e Método” – do filósofo e criador dessa escola de pensamento, Carlos Bernardo González Pecotche – como fonte de conhecimentos para a redação. Uma versão digital do livro foi disponibilizada para download gratuito no site.
 
Em maio desse ano, representantes da Fundação ministraram uma palestra, no CIAGA, para os primeiro e segundo anos da EFOMM, em campanha de divulgação do concurso cultural. O número total de inscritos foi grande. Ao todo, estudantes de quase 1500 cidades diferentes pelo país afora participaram. 
 
Os prêmios podem ter sido a principal explicação para a quantidade de pessoas interessadas, além do próprio trabalho de divulgação. O estudante cuja redação ficasse em 1° lugar ganharia um carro 0 km. As segunda e terceira colocações receberiam, respectivamente, um notebook e uma bicicleta elétrica. Já os que se classificassem entre os quarto e décimo lugares ganhariam um tablet cada.
 
O aluno Cosmelli alcançou o destacável segundo lugar geral do concurso, ganhando o notebook. No entanto, ele não considera isso a sua maior vitoria. Segundo ele, o maior prêmio mesmo foi o conhecimento adquirido. “Eu não vejo [o concurso] como uma disputa e sim como uma oportunidade que tive de aprender conceitos que tem me ajudado a evoluir bastante”, declara. 
 
Seus amigos mais próximos afirmam que ele estava sempre lendo e tomando notas do livro. Para ele, a Logosofia, além de uma ciência, um método, é uma doutrina de auxílio ao processo de evolução consciente dos indivíduos (sic): “Nós devemos querer evoluir desde o momento que acordamos até o momento que dormimos. Temos que controlar os nossos pensamentos para que eles, assim, possam nos ajudar a ser motivados e construtivos. E a logosofia é para isso.” 
 
Aos que se interessarem a descobrir mais sobre o assunto pela leitura do livro, nosso premiado aluno sugere que se faça com bastante calma e atenção a cada frase escrita. “O conjunto de cada uma delas te traz um conhecimento que você acaba agregando e utilizando no seu dia a dia.”
 
No dia 09 de agosto, ocorrerá, na sede da Fundação Logosófica, no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro, às 18h, a cerimônia de premiação. Ela poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Logosofia. Mais informações poderão ainda serem obtidas no site da Promoção.
 
*No dia 11 de agosto é comemorado, internacionalmente, o Dia da Logosofia
 
COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.