Por volta das 11 h desta segunda-feira (21), um navio mercante alemão emitiu um EVAM (solicitação para Evacuação Aeromédica), após um de seus tripulantes, de 30 anos, apresentar sintomas de apendicite aguda. Segundo informações da Marinha, o navio estava a 62 milhas náuticas da cidade de Tramandaí, no Litoral Norte gaúcho, quando o homem apresentou os sintomas.
Nesta segunda (21), um alemão de um navio mercante passou mal enquanto seu navio navegava em águas brasileiras. Cerca de uma hora e meia mais tarde, uma aeronave do Quinto Esquadrão de Helicóptero de Emprego Geral foi encaminhada em direção ao navio.
O homem foi resgatado e o levou até a Área do Pouso Administrativa do Quinto Distrito Naval (RS) , onde chegou por volta das 15h, e foi encaminhado ao hospital do município. Mais tarde, foi transferido para o Hospital do Coração do Complexo Santa Casa de Rio Grande. Por volta das 17h30, ele seguia internado no local. A instituição não informou seu estado de saúde.
Homem chegou à base por volta das 15h(Foto: Rafael Costa, divulgação/Marinha do Brasil)
O Brasil faz parte de um acordo internacional que garante socorro a embarcações que naveguem em sua área de jurisdição. O navio seguiu o trajeto até o porto de Buenos Aires, na Argentina.