Domingo, 2ª semana de Maio. Era por volta de 2 horas da madrugada quando ocorreu o inesperado: uma colisão do Navio Copenhagen, ao deixar o cais Santista, com a Balsa FB-23 – Dersa.


Segundo a CPSP – Capitania dos Portos de São Paulo, o navio perdeu a direção em função da perda de energia a bordo.
A balsa estava atracada e recebeu o choque fora de serviço e sem passageiros. Não houve vítimas ou danos ambientais.
 

  • Quanto ao navio, foi atracado no Armazém 32 e submetido a inspeção para verificação de suas condições de navegabilidade;
  • Em referência à Balsa, sofreu “pequenas avarias no casco” e segue operando normalmente. Mas ainda na semana, estava a passar por reparos.


Declarou ainda Capitão dos Portos, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Ricardo Fernandes Gomes:

Não há divergências entre os depoimentos. Vamos caminhar, agora, para a verificação da situação dos equipamentos das instalações elétricas.

Prestaram depoimentos o Comandante da embarcação, o imediato e o  Chefe de Máquinas. As testemunhas confirmaram as informações iniciais de que o navio sofreu uma perda de energia.

 Referências nos sites Conexão Marítima; A Tribuna.

COMPARTILHAR
A POM Taynan formou-se na EFOMM no ano de 2014, tendo integrado a equipe do Jornal Pelicano durante sua formação, chegando ao cargo de Vice-presdiente. Atualmente, ela participa da equipe como Membro Honorário, enviando relatos e compartilhando sua experiência de bordo com os mercantes em formação e o público leitor.