No começo desse ano, dois praticantes do CIAGA e outros dois do CIABA foram enviados a Frederikshavn, naquele país, para cumprir o acertado na conferência. Eles passariam por um período de instrução de 6 semanas na Maritime and Politechnic College (MARTEC) antes de irem a bordo do Danmark, um veleiro-escola da coroa dinamarquesa operado pela universidade marítima. O previsto era que o enriquecedor programa de estágio embarcado durasse 3 meses e visitasse mais de 5 países.

Maritime Technology University (Foto: Divulgação)

O praticante de oficial de náutica Stersi – um dos enviados do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) para essa instrutiva jornada – colaborou com o Jornal Pelicano para trazer uma série de 4 relatórios de tudo que aconteceu durante essas intensivas 6 semanas.

Abaixo você pode conferir, na íntegra, o seu último relato:

As semanas aqui na MARTEC estão voando. Já estamos entrando nos últimos dias de preparação para embarcar no DANMARK.

Visitamos uma das filiais da MAN aqui em Frederikshavn, uma das maiores empresas especializada na fabricação de motores e propulsores. Além de conhecermos alguns exemplares, tivemos uma introdução aos conceitos de hidrodinâmica e motores de combustão interna.

Praticantes brasileiros visitam fábrica da MAN. (Foto: PON Stersi / Arquivo Pessoal)

Além disso, realizamos o curso de combate a incêndio, a experiência mais difícil até agora. Com duração de 3 dias, fomos submetidos a diversos exercícios extenuantes, como os de “Smoke Diving”, nos quais usamos um aparelho de respiração autônoma. A temperatura chegava a 600ºC! Sem dúvida essa é a melhor maneira de mostrar que um incêndio deve ser evitado a qualquer custo.

Completamos, também, o curso de segurança e salvatagem cuja parte prática fora dividida em duas: um dia na piscina e outro no porto. No primeiro, realizamos o salto de 4,5m (simulando o abandono de um navio), desviramos a balsa salva-vidas e realizamos uma simulação de resgate por helicóptero. No dia do porto, foi mais emocionante ainda. Vestimos, novamente, as roupas de imersão (a temperatura da água estava próxima de 4ºC) e nadamos até as balsas. Não é tão fácil com ondas de até 1m. Teve até gente mareando, mas o que importa é que completamos o exercício e chegamos bem, em terra.

Trainees se preparam para treinamento de sobrevivência em embarcações de emergência. (Foto: PON Stersi / Arquivo Pessoal)

Nesta última semana, começamos os trabalhos com solda. Primeiramente, aprendemos a solda com eletrodo e, agora, estamos trabalhado com solda à gás (acetileno).

Além de todas essas aulas, tivemos dois finais de semana livres, nos quais aproveitamos para conhecer Berlim e Londres. A primeira me encantou pela grandiosidade dos monumentos e, a segunda, pela diversidade cultural.

Praticantes brasileiros chegam em aeroporto dinamarquês. (Foto: Stersi / Arquivo Pessoal)

Como disse no início, o curso está chegando ao fim. Semana que vem viajaremos para Portugal para a familiarização do navio. Penso que a partir de agora as experiências serão ainda mais incríveis, mas, provavelmente, não terei mais como escrever ao Pelicano. O uso de notebooks a bordo não é permitido. De qualquer forma, agradeço ao Jornal pelo interesse nessa viagem, em especial ao Al. Alessandro, que tem feito as matérias.

Até logo,
Vitor Stersi
Praticante de Oficial de Náutica

O Danmark deverá partir da cidade de Lisboa, em Portugal, parar em Fuchal, nas Ilhas Madeira, e continuar até a cidade de Fortaleza, no Brasil. Depois, ele seguirá de volta a Dinamarca, passando pelas cidades de Randers, Copenhage e, enfim, Frederikshavn onde aportará de vez. Antes de retornar para a Dinamarca, no entanto, é previsto que ele faça, ainda, uma breve passagem em Açores, no meio do oceano atlântico.

O Jornal Pelicano agradece a inestimável contribuição do praticante Stersi e deseja aos outros quatro enviados da EFOMM uma enriquecedora e inesquecível viagem. Bons mares e ventos tranquilos!

Calendário de Eventos do Programa de Treinamento a Bordo do Danmark

19 de Janeiro Instrução inicial – Craftam School, MARTEC, Frederikshavn, Dinamarca
28 de Fevereiro Prazo final para o período de instrução incial, MARTEC
5 de Março Embarque no Danmark, Lisboa, Portugal
13 de Março Saída de Lisboa
18 de Março Chegada em Funchal, Ilha de Madeira
21 de Março Saída de Funchal, Ilha de Madeira
11 de Abril Chegada em Fortaleza, Brasil
15 de Abril Saída de Fortaleza, Brasil
7 de Maio Chegada em Açores, Portugal
10 de Maio Saída de Açores, Portuga
28 de Maio Chegada em Randers, Dinamarca
31 de Maio Saída de Randers, Dinamarca
4 de Junho Chegada em Copenhage, Dinamarca
7 de Junho Saída de Copenhage, Dinamarca
10 de Junho Chegada em Frederikshavn, Dinamarca
16 de Junho Previsão de término do estágio, em Frederikshavn, Dinamarca
COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.