No início desse ano, 2 praticantes do CIAGA e outros 2 do CIABA foram enviados para aquele pais. Eles cumpririam um período de 6 semanas de instrução na MARTEC (Maritime and Politechnic College) antes de irem a bordo do octogenário veleiro-escola Danmark em um enriquecedor e emocionante programa de estágio de 3 meses.

O Jornal Pelicano está trabalhando em colaboração com o praticante de oficial de náutica Stersi, um dos 2 enviados do CIAGA, para trazer até vocês relatos do que eles estão vivendo por lá.

Abaixo segue o 3o relatório que recebemos:

A rotina começou mais cedo pra nós aqui na Dinamarca do que para os alunos da EFOMM. Já no domingo do dia 18 todos os trainees haviam chegado e tínhamos de imediato muita coisa pra fazer. Recebemos e experimentamos todos os uniformes, tomamos conhecimento das divisões das turmas etc.
Assim que descobrimos as instruções de rotina, confesso que tomei um susto. Em alguns dias teríamos aula até às 20:30, sem contar o reunir todo dia às 06:45 (lembrando que a temperatura não passa de 2ºC).

Para terem uma noção, esta é a rotina que seguimos:

0645 Reunir
0700 Café
0805 Aula
1000 às 1030 Coffee Break
1200 às 1230 Almoço
1530 às 1545 Coffee Break
1600 às 2030 Aulas da tarde (quando agendadas)
1800 às 1830 Janta
2200 Trainees devem estar em casa
2300 Trainees devem estar dormindo

Praticantes brasileiros correm na neve em Frederikshavn. (Foto: PON Stersi / Arquivo Pessoal)

Fomos divididos em vários grupos para que pudéssemos interagir com o maior número de pessoas possível. Um grupo para as aulas da manhã, outro para as aulas da tarde e ainda outro para os treinamentos físicos. Sim, estamos correndo nesse frio. E o primeiro dia de atividade física foi num domingo de muita neve.

Praticantes brasileiros têm oficina de torno. (Foto: PON Stersi / Arquivo Pessoal)

Nessas duas semanas de aulas passamos a maior parte do tempo no Workshop, um laboratório de máquinas onde tivemos que fazer algumas peças de metal. Uma para usarmos a bordo no manuseio de cabos e outra para ser examinada pelos professores. A tolerância usada é de 0,1 mm apenas, e as notas são dadas em uma escala diferente (não de 0 a 10).

Além disso, tivemos algumas aulas de ISPS Code, Navegação e a parte teórica de segurança e salvatagem. Tudo bem superficial, visto que só teremos 6 semanas  de aulas ao todo.

Esse foi o resumo das nossas primeiras semanas. Na próxima matéria falarei um pouco mais sobre a cultura dinamarquesa, sobre nossa visita à fábrica de motores e propulsores MAN e, se for possível, sobre nossa inesperada viagem a Berlim.

Até logo,
Vítor Stersi
Praticante de Oficial de Náutica

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Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.