Os candidatos devem levar
- 12 camisetas na cor branca (malha de algodão, meia manga) – Esse é o número mínimo previsto no Edital porém, aconselhamos que os candidatos tragam ao menos uma camisa para cada dia, visto que há pouco tempo para lavar roupa na rotina.
- 3 calças jeans azul escuro (sem strech; não pode ser rasgada ou desbotada) – O candidato usará o jeans que faz parte do uniforme “feraforme” do momento que chegar ao CIAGA, até que recebam os novos uniformes.
- 1 cinto preto civil – Sem detalhe.
- 2 pares de tênis branco – Os tênis também fazem parte do uniforme “feraforme” mas, além disso, serão utilizados no Período especificado na rotina como de Treinamento Físico Militar (TFM).
- 2 bonés brancos (sem marca ou qualquer tipo de detalhe) – O boné também compõe o uniforme “feraforme”.
- 6 pares de meia branca (malha de algodão) e 5 pares de meia preta (finas, também de algodão) – Corresponde ao número previsto em Edital. Aconselhamos que os candidatos levem o número de pares que acreditem ser necessário, visto que as meias brancas serão usadas com o “feraforme” e o uniforme de TFM, e as pretas, serão utilizadas quando os candidatos estiverem com os novos uniformes.
- Uma mala e uma mochila, ambas na cor preta – Não há restrições quanto a ser de carrinho ou não.
- 2 cadeados com haste rígida (20 a 35mm) – Aconselhamos aos candidatos a trazerem cópias das chaves e até mesmo mais um cadeado, como sobressalente. Na correria da rotina não é muito difícil perder chaves. Não há restrições quanto à cadeados com senha.
- 6 cabides nas cores preta ou branca – Úteis para organizar o fardamento que os candidatos receberão durante o Período de Adaptação. Número mínimo estabelecido em Edital.
- 1 par de sandálias pretas (estilo havaina) – Serão utilizados pelos candidatos no uniforme de natação e durante o Período que estiverem nos camarotes.
- Uma caneta de tecido da cor preta ou azul – Alertamos aos candidatos que marquem suas roupas com o seu nome de guerra, após iniciado o Período de Adaptação.
- 2 toalhas de banho brancas (sem franja ou nome bordado).
- 2 toalhas de rosto brancas (sem franja ou nome bordado).
- Material de higiene pessoal – Não importa o quão corrida possa ser a rotina, a higiene de cada um dos candidatos deve vir em primeiro lugar. Sabonete, shampoo, condicionador, desodorante, creme dental, escova de dentes, fio dental, cortador de unhas e o que mais os candidatos julgarem necessário.
- Garrafa de água – Após horário de silêncio, os candidatos deverão permanecer nos camarotes. Os bebedouros ao longo dos corredores apenas serão utilizados para encher os cantis.
- Material para anotação (um caderno, um bloco de anotação, lápis e canetas) – Como haverá aulas no Período de Adaptação, é importante que o candidato esteja com o material para anotar o que achar pertinente e um caderno para as tarefas que serão passadas.
- Documentos – É impreterível que os candidatos estejam portando: Certidão de Nascimento do Registro Civíl (original com 2 cópias); Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio (original com 1 cópia); Histórico Escolar (original com 1 cópia); Certificado de comprovação da situação militar (Certificado de Alistamento, Dispensa de Incorporação ou de Reservista; original com 2 cópias); Documento de Identidade (original com 2 cópias); Certidão de Quitação Eleitoral e Validação da Certidão (originais, dentro da validade, com 1 cópia); Termo de Autorização do Responsável Legal (para menores de 18 anos, deve ser autenticado); Cadastro de Pessoa Física (original com 2 cópias); PIS/PASEP (original com 2 cópia, se cadastrado) e Carteira de Trabalho (original com 1 cópia, caso o candidato possua); 2 fotos 3×4 (coloridas e de frente); Comprovante de Residência (original com 2 cópias).
- Pasta rígida com elástico (na cor azul) – A pasta serve para o candidato guardar seus documentos, cópias e outros papéis com mais segurança.
As candidatas mulheres devem levar
- 5 unidades de meia calça (cor da pele) – Número previsto pelo Edital.
- 2 redes para cabelo (cor do cabelo) – Número previsto pelo Edital.
- Maio de banho – Cor preta, sem detalhes ou marca.
- Touca de natação – Cor preta, sem detalhes ou marca.
Os candidatos homens devem levar
- 5 camisetas na cor branca (malha de algodão, sem manga) – Número previsto em Edital. Mais uma vez, a critério do candidato, visto que essas camisas serão usadas todos os dias no uniforme de TFM.
- 1 sunga na cor preta (sem detalhe e sem marca) – Irá compor o uniforme de natação.
Aconselhamos que todos os candidatos levem
- Top – Recomendado às mulheres
- Aparelhos de barbear, lâminas, espuma e loção pós barba – Os candidatos devem manter a barba feita do início ao fim do Período de Adaptação. O adaptando deve fazer o necessário para que irritações na pele sejam amenizadas.
- Corte de cabelo – O candidato poderá utilizar os serviços pagos do CIAGA, como a barbearia. Porém, recomendamos que os homens já cheguem no dia 11 de janeiro com o cabelo cortado (máquina 1 em volta, 2 em cima).
- Gel, grampo, pente fino, elástico preto e tic-tacs – As candidatas usarão coque durante todo o Período de Adaptação. Ele deve estar sempre bem preso e bem firme, por isso, aconselhamos que tragam bastante gel. A aluna Thais Dias, do 3º ano de máquinas, aconselha fortemente o gel Bozzano número 4 (mega fixação extra forte), junto muitos tic-tacs.
- Sabão de coco – Mesmo com pouco tempo, pode vir a ser necessário que os candidatos lavem suas roupas.
- 2 potes de graxa preta pastosa – Após os candidatos receberem o novo uniforme, deverão manter seus sapatos muito bem engraxados.
- 1 pacote de algodão, meia fina, escova e isqueiro – Vão auxiliar no engraxe dos sapatos.
- Ferro de passar (110 V) – Se não for a vapor, aconselhamos que os candidatos tragam um borrifador.
- Kit de costura – O candidato pode precisar fazer bainha em algumas peças dos uniformes que receberá. Irão precisar de linha bege, branca e preta.
- Lanterna (com pilhas sobressalentes) – Após tocado o silêncio, as luzes serão apagadas. Caso o candidato pretenda fazer algo nesse Período deverá ter uma lanterna consigo. Recomendamos uma lanterna que prenda na cabeça.
- Despertador – Não é permitido o uso de relógio de pulso e celular durante o Período de Adaptação. O candidato pode, se quiser, trazer um despertador para garantir que suas tarefas sejam cumpridas no horário.
- 2 unidades de protetor solar – O verão promete ser muito quente. É muito importante que o candidato mantenha-se com a saúde intacta durante todo o Período.
- Casaco – Mesmo com o verão, as noites nas proximidades da Baía de Guanabara podem ser bem frias.
- Repelente – Os candidatos podem se incomodar com mosquitos e outros insetos.
- Extensão elétrica, benjamim e adaptador de tomada – Serão muitas pessoas por camarote. Para que todos possam usufruir da tomada, esses apetrechos podem vir a ser necessários.
- Dinheiro – O candidato poderá utilizar alguns dos serviços pagos da Organização Militar, como de barbearia masculina e feminina e de costura. R$:30,00 em dinheiro trocado deve ser o suficiente. Para os que residirão na OM, recomendamos que tragam dinheiro para os 2 meses seguintes, que é o tempo normal para que o soldo seja depositado na conta corrente do candidato que cumpra com êxito o Período de Adaptação.
Não é necessário levar
- Roupa de cama – A Marinha do Brasil providencia lençol, travesseiro, fronha e uma manta verde. Não há necessidade do candidato ocupar sua mala com essas peças.
- Papel higiênico – A Marinha do Brasil providencia os itens de higiene coletiva.
- Livros, jogos e outros passatempos – Provavelmente não haverá tempo para o candidato se entreter com esses passatempos. Haverá outras atividades para se divertir.
Aconselhamos que os candidatos não levem
- Comida – A Marinha do Brasil providencia comida e água para todos. Os candidatos que trouxerem comida consigo terão ela recolhida.
- Suplementos Alimentares – Proibidos. Caso o candidato traga algo que se enquadre para o Período de Adaptação, ele será devidamente recolhido.
- Relógio de pulso – O candidato que trouxer relógio de pulso, terá ele confiscado e devolvido ao final da Adaptação.
- Celular, notebook e outros aparelhos eletrônicos e Internet Móvel – A comunicação externa é estritamente proibida durante o Período de Adaptação. Esses itens serão apreendidos no primeiro dia e devolvidos no último.
- Remédios – O candidato que trouxer remédios para bordo para se auto medicar deve trazer junto uma prescrição médica. Caso contrário, serão recolhidos e devolvidos ao final do Período de Adaptação.
Os candidatos cujos nomes apareceram na relação liberada no dia 17 de dezembro deverão seguir essas recomendações para facilitar sua estadia no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha. Os que estiverem na lista de espera devem se manter informados quanto sua posição, que será atualizada todos os dias.
Os alunos da EFOMM aguardam ansiosamente para o dia 11 de janeiro de 2016! Descansem bem no final de semana anterior, e não deixem de se alimentar segunda-feira de manhã.
A Equipe do Jornal Pelicano 2016 terá o prazer de reconfortar os pais com matérias, fotos e vídeos da rotina de seus filhos, durante a adaptação e o resto do ano.
Texto: Al. Thais Dias e Al. Colares