Durante as visitas os Alunos puderam conhecer os equipamentos presentes no cotidiano dos oficiais mercantes. Dentre os compartimentos visitados estiveram: o passadiço, com instrumentos de navegação, manetes de potência e roda do leme; o tijupá, onde se encontra a agulha magnética; o convés principal, com dutos de cargas; e o centro de controle de máquinas onde é monitorada a Praça de Máquinas, que contém os motores, geradores e as principais bombas do navio e onde são operados os equipamentos auxiliares da embarcação.
As visitações proporcionaram uma oportunidade única de contato com a carreira. Essas experiências tanto ajudam o Aluno a escolher a sua especialidade (náutica ou máquinas) quanto auxiliam no desenvolvimento acadêmico na Escola.
A Aluna Andreza Moura, 21 anos, embarcou no NT Oscar Niemeyer no dia 20 de fevereiro de 2015. Ela nunca havia visitado um Navio anteriormente e relatou: “Antes eu pensava até em sair da escola, de repente a visita abriu meus olhos e pensei como posso ser feliz e realizada dentro da carreira”. Conversando com o Imediato do navio e uma 1º Oficial de Náutica da embarcação, ambos oriundos do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), descobriu que o trabalho também possibilita momentos de lazer a bordo. Ela pôde olhar sob outra perspectiva e conheceu o que a carreira tem a oferecer.
“Foi imprescindível para a formação, porque muita gente não tem a oportunidade de conhecer um navio. Através da visitação pudemos enxergar na prática o que só vemos em teoria na escola. Para qualquer aluno que já estava na EFOMM, ou está entrando, é indispensável visitar uma embarcação de grande porte”, comentou o Aluno Ivan Cruz, 21 anos, após embarcar no NT Dragão do Mar no dia 4 de março. Ele nunca havia tido contato com a Marinha Mercante antes de ingressar na Escola. Conversar com o Comandante do navio, um 1º Oficial de Náutica e um Praticante de Náutica o fez concretizar sua escolha de curso.
A Aluna Eloah, Monitora do Grêmio de Náutica, também teve a oportunidade de visitar um navio, embarcando no NT José Alencar, no dia 7 de março de 2015. Ela entregou o Certificado de Dias de Mares de 2500 dias à Comandante do Navio, coincidentemente, na véspera do Dia Internacional da Mulher. O trabalho da Capitão-de-Longo-Curso, Comandante do NT José Alencar, foi elogiado e comentou-se sobre a dificuldade de viajar para lugares distantes. Além disso, a ocasião reafirmou a importância do papel da mulher na Marinha apesar de haver apenas 3 mulheres Comandantes no Brasil.
A Aluna, junto ao grupo, não só visitou o passadiço, como também teve contato com a praça de máquinas. “Para mim, foi muito importante a visita porque a minha escolha de curso de náutica foi mais baseada na teoria que aprendemos nas aulas e no Grêmio de Náutica da EFOMM do que na prática. Lá tivemos uma noção do que realmente vamos trabalhar e da vida que vamos levar a bordo” – disse ela.